quarta-feira, 4 de julho de 2012

Águia de Fogo



Bellisario desenvolveu Águia de Fogo, no original Airwolf, (títulos anteriores: Blackwolf, Lonewolf), aproveitando um velho conceito de um roteiro escrito que ele escreveu para um episódio da terceira temporada de "Magnum", intitulado "Two Birds of a Feather" (1983) - um Piloto de uma série não vendida, sobre uma caçada ao tesouro, com um piloto ás do combate e louco por aventuras, chamado Sam Houston Hunter (William Lucking). Bellisario teve a idéia após ver Lucking interpretar um personagem parecido em alguns episódios de outra série de Bellisario, "Talles of the Gold Monkey" (1982-1983). Depois que a proposta da nova série foi recusada, Bellisario reuniu todo o material, ainda em desenvolvimento, e finalmente criou a premissa de Águia de Fogo.

O Águia de Fogo era um helicóptero hi-tech de ataque, equipado com os mais modernos computadores de bordo, sistemas de radar e vigilância, capaz de voar mais rápido do que os jatos mais velozes, e armado com um impressionante poder de fogo. Apelidado "The Lady" graças ao seu grande charme, Águia de Fogo foi construído pela "Firma", uma misteriosa e ultra-secreta divisão da CIA, identificável por seus agentes vestidos inteiramente de branco.

  
No começo do episódio Piloto, vemos o Águia de Fogo em seu teste inaugural de vôo, pilotado por seu criador, Dr. Moffet (David Hemmings). Mas após o bem-sucedido teste de vôo, o lunático Moffet volta o arsenal destrutivo do helicóptero contra a torre de vôo, causando carnificina, antes de partir para a Líbia a bordo da máquina.

Michael Coldsmith-Briggs III, codinome "Arcanjo" (Alex Cord), o chefe da divisão que construiu o Águia de Fogo, é gravemente ferido no ataque, mas ainda não está fora do jogo. Agora, usando um tapa-olho e caminhando com a ajuda de uma bengala, em decorrência dos seus ferimentos, ele escala o piloto e ás do combate Stringfellow Hawke (Jan-Michael Vincent) para a missão de resgatar o Águia de Fogo e trazê-lo de volta da Líbia. Hawke é um violoncelista solitário, que vive recluso numa paisagística cabana nas montanhas - com uma preciosa coleção de arte, e tendo como companhia apenas seu cachorro - desde que seu irmão Saint John foi dado como Desaparecido Em Ação na Guerra do Vietnam, e nunca mais foi visto.

Hawke finalmente decide aceitar a missão, ajudado por seu amigo mais chegado, Dominic Santini (Ernest Borgnine). Bem mais velho do que Hawke, Dominic era seu mentor, e muito propenso a excêntricos ataques de mau-humor, mas na maior parte do tempo ele era bem sorridente. Dominic é proprietário da Santini Air, uma companhia de vôo - cujos principais veículos eram enfeitados por estrelas e stripers -, especializada em executar acrobacias aéreas para filmes.

Hawke e Dominic retiram o Águia de Fogo das garras de Moffet (explodindo seu atormentado criador no processo), mas Hawke ainda não estava disposto a entregar o helicóptero à Firma. Ocultando-o na caverna de uma montanha, em meio à vastidão do deserto. Hawke se recusa a devolver o super-helicóptero até que a Firma encontre informações concretas sobre seu irmão desaparecido, St. John, esteja ele vivo ou morto!

Estava definido então o cenário da série, com Arcanjo - geralmente acompanhado da assistente Marella (Deborah Pratt) - convocando Hawke, em momentos de crise, a pilotar o Águia de Fogo em missões de interesse nacional, com o ocasional lampejo de esperança de encontrar St. John - ou ao menos obter informações seguras sobre o seu destino.

A primeira temporada foi brilhantemente roteirizada, com um senso elegante e muito bacana. A série estava de várias formas muito à frente do seu tempo, sendo notavelmente dark e dramática, com temas religiosos densos e simbolismos, e com estórias envolvendo casos de espionagem, contra-espionagem, e similares, e muita discussão sobre "a oposição" - seja ela representada pelos libaneses, os russos, ou quaisquer outras suposições.

A série foi um sucesso de audiência, mas a CBS planejava chegar ainda mais alto, "domesticando" mais a série - fazendo estórias menos sombrias e simbólicas, e fazendo coisas mais lights na tentativa de conquistar uma audiência mais variada.

Quando a segunda temporada começou, trouxe com ela a mudança mais importante e notável - a introdução de uma personagem regular feminina, criada por Bellisario após a insistência da CBS. Introduzida no episódio de abertura da temporada, "Sweet Britches", Jean Bruce Scott era apresentada como Caitlin O'Shannessy, que pouco depois dos primeiros episódios desta temporada foi colocada como uma personagem regular, trabalhando na Santini Air, e mais tarde se tornando o terceiro piloto auxiliar do Águia de Fogo.

Também com a nova temporada, a Firma foi deixada um pouco em segundo plano, para permitir estórias mais distantes das iniciais, novamente devido à insistência da CBS. No geral, esta temporada fez bonito, ainda com a sobrevivência de muitas intrigas sombrias a exemplo da série inicial, temperadas levemente com uma dose de romance, e estórias mais complexas. Enquanto isso, Bellisario e Deborah Pratt "acertaram seus ponteiros" na série, e casaram-se. Mas, no final da temporada, Bellisario cansado da crescente e constante "interferência" da CBS na sua óptica original da série, finalmente partiu, levando Pratt com ele. A dupla seguiu para trabalhar em novos projetos de sua autoria, o mais popular e mais conhecido sucesso sendo "Quantum Leap" (que compartilhava muitos dos temas sombrios e religiosos de Águia de Fogo, além de valer-se de uma leva dos mesmos atores e assistentes favoritos de Bellisario).

Também, nos bastidores, os problemas da vida pessoal de Jan-Michael Vincent - incluindo a luta contra as bebidas e as drogas, e brigas freqüentes com sua esposa - estavam causando mais e mais problemas para a produção da série. De fato, Vincent chegou a quebrar seu braço durante uma de suas brigas com sua esposa, provocada por embriagues, no meio da produção de um episódio, "Sins of the Past", tendo seu braço direito visivelmente pendendo flácido durante muitos episódios como resultado disso.

A CBS trouxe a série de volta para uma terceira temporada, agora sem a supervisão de Bellisario (seu nome foi mantido nos créditos de abertura apenas como "criador" - created by). Embora ainda proporcionasse alguns bons episódios, alguns inclusive com ótimas cenas de ação (tanto aéreas como em outros aspectos), aqueles roteiros de qualidade brilhante agora estavam um pouco mais fracos, e as coisas agora estavam claramente indo por água a baixo, com a série figurando agora como uma série de ação-aventura totalmente voltada à "família". Embora de vez em quando ainda tivessem seus momentos de glória, tanto o pensativo e recluso Hawke como a misteriosíssima Firma - dois elementos chaves na visão original de Bellisario - agora apareciam em tons mais brandos. Por fim, com a terceira temporada, a Firma se transformou numa sigla "F.I.R.M.A.", apesar de nunca ter sido revelado o que essas iniciais significavam.

A maior parte dos scripts ficava muito distante dos temas sombrios da primeira temporada, sendo freqüentemente criticado (corretamente em muitos casos) o fato de que muitas das estórias de emergências internacionais, muitas desta temporada, pareciam envolver pouco mais do que feudos de um país!

Mas o pior ainda estava por vir... Águia de Fogo - A Nova Geração.

Curiosidades:
  • Águia de Fogo não era o único "super helicóptero" no ar na época de sua estréia - havia também o hi-tech helicóptero de vigilância da Polícia Trovão Azul (1984), baseado no filme homônimo de 1983; mas ainda que o Trovão Azul tivesse um filme de cinema para empulsioná-lo, Águia de Fogo emergiu como a "série suprema" em se tratando de um super-helicóptero, com - no seu auge - seus roteiros inteligentes, superando de longe as aventuras de seu companheiro Trovão Azul, que tinha roteiros menos densos.

  • O Águia de Fogo era um Bell 222b altamente modificado, com muitas sessões de fibra de vidro e alumínio encaixadas, que lhe davam sua aparência ímpar. Na série de TV o Águia de Fogo era capaz de velocidades supersônicas, mas na realidade, as numerosas adições só conseguiram diminuir a velocidade do helicóptero! Infelizmente, a nave usada para o Águia de Fogo caiu na Alemanha em 1991 (contudo, a maior parte das modificações especialmente construídas ainda existem nas profundezas dos Estúdios da Universal).

Elenco:
Jan-Michael Vincent - Stringfellow Hawke
Ernest Borgnine - Dominic Santini 
Alex Cord 
- codinome "Arcanjo"
Deborah Pratt - Marella
Jean Bruce Scott - Caitlin O'Shannessy

Personagens introduzidos na quarta temporada
Barry Van Dyke - Saint John Hawke 
Michele Scarabelli 
- Jo Santini
Anthony Sherwood - Jason Locke



Fonte:
TV Tome Airwolf

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger