terça-feira, 13 de novembro de 2012

Aquaman, o Herói Submarino



Originalmente o desenho estreou em 09 de setembro de 1967, como parte do "Superman/Aquaman Hour of Power" (eventualmente renomeado para "Hour of Adventure"). O show foi transformado num programa de meia-hora, a partir de setembro de 1968, e depois disso, foi transmitido nesse formato em syndication por quase 20 anos nos EUA. Mais recentemente, seus episódios foram editados e exibidos na rede americana USA com o nome "The Superman/Batman Adventures".

O desenho tinha ampla liberdade com a mitologia do Aquaman da Era de Prata. Muitos episódios foram escritos por roteiristas da DC Comics, como George Kaslsdan e Bob Haney. Apesar do Aquaman possuir suas habilidades telepáticas nessa série, ele também apresentava os poderes de enrijecer a água, que nos quadrinhos pertenciam à sua esposa Mera, vinda de outra dimensão. Mera (que no desenho não é casada com Aquaman) é curiosamente identificada como uma "atlanteana", ainda que diferente dos atlantes, ela pode respirar tanto dentro como fora d'água.


Aquamoço também está diferente da sua versão dos quadrinhos de 1960, no desenho animado ele não tinha habilidades telepáticas e passava, obrigatoriamente, boa parte dos episódios inconsciente, por pelo menos um ou dois minutos, isso, quando não tinha sido seqüestrado ou estava correndo algum tipo de perigo. Aquaman freqüentemente utilizava os vocativos "Meu Rapaz" e "Jovem", para referir-se ao Aquamoço.


Na animação, a dupla submarina troca seu polvo de estimação (Topo), por uma morsa chamada Dentuço, que mais tarde, começou a dar as caras nos quadrinhos. Tempestade, o altivo cavalo marinho de Aquaman e Imp, a rebelde montaria do Aquamoço, também estavam presentes com suas reais personalidades.

A diferença mais curiosa entre as duas versões da mídia é a própria Atlântida. Seus habitantes são respiradores de ar, à mercê de uma planta que extrai o oxigênio, sobre a constante proteção de Aquaman e Aquamoço. Não havia nenhuma explicação quanto ao porquê de Aquaman, Aquamoço e Mera serem fisiologicamente diferentes de suas contrapartes atlantes, ou o porquê da dupla submarina manter-se exilada em seu quartel-general, a Gruta Funda, de onde saiam para encarar adversários como o "Manta Negra" e "O Pescador".

No Brasil, o desenho foi exibido pela TVS / SBT até o ano de 1989, dentro do Show Maravilha. Curiosamente, Aquaman nunca foi chamado dessa forma na dublagem brasileira, todos se referiam a ele como Herói. A própria abertura já anunciava: "O Herói Submarino em...". Aqualad teve seu nome adaptado para Aquamoço, e chegou a participar de três episódios de Os Jovens Titans.

"Aquaman, poderoso e veloz monarca do oceano com a habilidade de convocar e comandar todas as criaturas das profundezas. Aquaman que ao lado de seu jovem parceiro, Aquamoço, encarrega-se de defender todos aqueles que vivem no mar contra as forças do mal. Aquaman, Rei dos Sete Mares." (Tradução da abertura original)


Aquaman , O Herói Submarino em A Volta de Nepto por Ranger Sombra

Fonte:
Aquaman
The Aquaman Shrine

Ficha

Título Original: Aquaman
Produção: 09/09/1967~07/09/1968
Episódios: 36
Produtora: Filmation

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger