terça-feira, 27 de novembro de 2012

Família Tró-Ló-Ló



Família Tró-Ló-Ló é um desenho animado produzido pela Hanna-Barbera e levado ao ar pela rede CBS. O show era inspirado em Os Gatões (The Dukes of Hazard, 1979-85) e nos Troll Dolls (bonecos de plástico com cabelos peludos representando um duende).

Troll Dolls

Essencialmente um cruzamento entre Os Smurfs (que ironicamente estrearam no mesmo dia e no mesmo horário) e Os Gatões, seguia as aventuras (e desaventuras) de Fininho (Blitz), Dodo (Pixlee) e Lero-Lero (Flooky).



Os Trollkins são uma raça de duendes que tinham rostos verdes, azuis e púrpuras e moravam numa comunidade subterrânea, ou melhor, numa árvore, chamada Trolololândia (Trolltown). Os roteiros contavam as aventuras de Fininho, Dodo e seu animal de estimação Lero Lero. O pai de Blitz, Prefeito Sacode (Lumpkin), em resumo era um prefeito estourado e incompetente cujo jeito de falar lembra o Avesso de Carangos e Motocas (o triciclo que sempre confunde/troca as palavras). Xerife Pudge Trollsom, pai de Dodo, que era mais educado que o prefeito, e seus dois assistentes Dotty e Xispa (Flake) formavam a Patrulha Tró-Ló-Ló e eram igualmente incompetentes e desastrados na manutenção da lei e ordem em Trolololândia. Mesmo assim, não perderam o respeito dos cidadãos da cidade, apesar das trapalhadas, incluindo uma gangue de motoqueiros rebeldes, os Troll Choppers que aterrorizava os cidadãos de tempos em tempos, mas eram apenas um incômodo e não uma ameaça de verdade.

Xispa, Dotty e Xerife Trollsom


Dicas de Português


Afinal, como é mesmo que se escreve essa palavrinha engraçada [trololó], que quer dizer "conversa mole", "conversa fiada", "conversa vazia"?

Antes da reforma ortográfica, "trololó" era uma palavra simples [...]. O que muita gente não sabe é que o Acordo Ortográfico alterou a grafia das palavras surgidas de onomatopeias, ou seja, aquelas que reproduzem sons ou vozes de animais.

Os vocábulos onomatopaicos passam a ser grafados com hífen. Assim, "trololó" passa a "tró-ló-ló", "lengalenga" passa a "lenga-lenga". "Lero-lero" já se escrevia com hífen e assim permanece, "ramerrame" vai para "rame-rame".

O ruído das taças num brinde é agora "tim-tim" (não mais "tintim") e a sucessão de intrigas que gostosamente as pessoas chamam de "ti-ti-ti" também produz uma palavra com hífen. "Blá-blá-blá" e "blábláblá" coexistiam no sistema antigo. No novo, prevaleceu a forma hifenizada: "blá-blá-blá". "Bê-á-bá" também se escreve com os hífens - e os acentos!


Ficha:

Título Original: Trollkins
Produção: 12/09/1981~04/09/1982
Episódios: 13
Produtora: Hanna-Barbera

Fontes:
Wikipedia - Trollkins
Wikipedia - Troll Dolls
Wikipedia - Carangos e Motocas
Uol Educação - Dicas de Português

1 comentários:

rodineisilveira disse...

Esta pérola da Hanna-Barbera (de 81) estreou aqui no Brasil em junho de 83 pela saudosa Rede Manchete, dentro do Clube da Criança (que era apresentado por uma certa Maria da Graça Xuxa Meneghel [a mãe da Sasha]).

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger