quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Formiga Atômica



Em meados dos anos 1960, a Hanna-Barbera Productions decidiu abandonar um pouco seu confiável ramo de animais engraçados (Peter Potamus, Pepe Legal) para investir no gênero super-heróis, tais como Space Ghost e O Poderoso Mightor. Naturalmente, houve uma fase de transição. O primeiro super-herói da Hanna-Barbera foi um inseto artrópode conhecido como Formiga Atômica.

A Formiga Atômica foi vista pela primeira vez num domingo, 19 de setembro de 1965, quando a NBC levou ao ar um especial de meia hora intitulado The World of Secret Squirrel & Atom Ant (O Mundo do Esquilo Secreto e Formiga Atômica), com a intenção de apresentar aos telespectadores suas novas estrelas das Saturday Mornings.  The Atom Ant/Secret Squirrel Show, começou  poucas semanas depois, em 2 de outubro. O Esquilo Secreto era uma resposta ao enorme sucesso de James Bond.

O programa dos dois personagens tinha uma hora de duração, e tinha o mesmo formato da maioria dos desenhos que os antecederam: cada estrela tinha um segmento de aproximadamente 6 minutos, e personagens secundários apareciam em segmentos similares de seus próprios shows. Os outros 4 segmentos apresentavam: Xodó da Vovó (um cão de caça que, assim como o Piu Piu, parecia um inocente mas na verdade adorava uma travessura); Lula Lelé (outro personagem no estilo Zé Colméia/Waly Gator que vivia num parque marinho e atormentava o supervisor do parque); Família Buscapé (as aventuras de uma família de caipiras); e Feiticeira Faceira (uma feiticeira camarada, assim como a Wendy de Gasparzinho).


A Formiga Atômica vivia em baixo de uma árvore de carvalho e obtinha sua força de um aparelho atômico (que mais parecia um teletransportador) guardado em seu laboratório. Quando a Formiga Atômica captava um chamado de perigo através de suas antenas, ela partia para a ação exclamando: "Lá vai a triônica, Formiga Atômica!!!"

Atômica combatia vilões como a Formiga Karate, Pulga Feroz e Cupim Godzilla. Assim como o Super-Homem, ela pode se mover rapidamente, levantar objetos extremamente pesados e rasgar os céus numa velocidade incrível.



The Atom Ant/Secret Squirrel Show durou quase uma temporada e meia, antes de serem separados em dois desenhos de tamanho normal em 7 de janeiro de 1967 (com Xodó da Vovó e Família Buscapé acompanhando a Formiga Atômica).

Curiosidades - Dublagem original

Don Messick (Coelho Ricochete, Jambo de Jambo e Ruivão) e Howard Morris (Sr. Peebles de Magilla Gorilla), ambos, fizeram a voz da Formiga Atômica várias vezes. Outras vozes ouvidas regularmente no programa foram: Janet Waldo (Penélope Charmosa, Judy Jetson), Paul Frees (Ludwig von Drake, Barney Bear) e Mel Blanc (Pernalonga, Pica-Pau).


Ficha

Título Original: The Atom Ant Show
Produção: 02/10/1965~12/02/1966
Episódios: 26
Produtora: Hanna-Barbera

Fontes:
Atom Ant according to Wingnut
MARKSTEIN, Donald D. Toonopedia: Atom Ant
TV Acres: Atom Ant

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger