domingo, 11 de novembro de 2012

O Super-Herói Americano




"Ralph é um professor com alunos muito rebeldes. Um dia ele saiu numa excursão pelo deserto, de repente surge um imprevisto, algo de muito estranho começa a acontecer: uma nave vinda do espaço com seres extraterrestres muda para sempre a vida do professor Ralph. Quem são eles? O que querem eles? Eles vieram à Terra para transformar o professor Ralph no defensor da paz e da justiça. Para isso, ele ganha um traje especial com todas as instruções para enfrentar os perigos e lutar contra o crime. Mas nem tudo dá certo para o nosso herói; ele perde o manual de instruções e se torna um grande desastrado. A vida do professor Ralph corre muitos perigos, ele precisa aprender a usar o traje especial, pois só assim ele terá poderes para lutar contra os bandidos mais perigosos do mundo! Tudo pode acontecer com o SUPER HERÓI AMERICANO!" (abertura clássica da TVS)



O Super Herói Americano estreou com muito estardalhaço em 18 de março de 1981. O episódio piloto alcançou altos índices de audiência e impressionou a ABC, que já havia encomendado a série como uma série substituta de meia temporada antes do filme ser exibido. Como a maioria das séries de Stephen J. Cannell, Super Herói Americano era conduzido pelos personagens, com destaque aos  constantes conflitos entre os três personagens principais: Ralph, Bill e Pam. Embora a ABC acreditasse que o humor da série vinha de Ralph batendo de cara nas coisas (geralmente, era dessa forma que a série era promovida), na verdade o humor vinha das situações em que os personagens se metiam, e quase sempre temperadas com a pitada ideal de ação e aventura.



Logo no início, já surgiram problemas na forma da DC Comics. A editora entrou com uma ação judicial na tentativa de impedir o piloto de ser levado ao ar. Um juiz foi favorável ao Super Herói Americano e o piloto foi veiculado. Mesmo durante a 2ª temporada da série, a DC ainda tentava encerrar a série, dizendo que ela infringia os direitos autorais do Super-Homem. O processo contra a série fez com que muitas licenças rentosas se afastassem da série. É por isso que muito poucos itens (brinquedos, revistas, roupas), nos EUA, foram feitos com base na série. Pelo segundo episódio, o Presidente Ronald Reagan foi alvejado e a ABC, com muita sabedoria, ordenou que o sobrenome de Ralph fosse mudado de Hinkley para Hanley. Alguns episódios tiveram a pronúncia do nome Hinkley abafado por efeitos especiais, até que a dublagem pudesse fazer a correção. A série terminou sua 1ª temporada no topo.



De todos os projetos de filmes agora na mira de Hollywood, entre os mais interessantes encontra-se a adaptação da série de TV dos anos 1980: "Super Herói Americano". "O Super Herói Americano" foi ao ar de 1981 a 1983 na ABC, servindo como uma nota de rodapé nos anais da história da TV americana (o que não ocorre em terras tupiniquins) e uma linha a mais na vasta lista de criações de Stephen J. Cannell.



Cannell é mais conhecido por criar ou co-criar mais de 40 séries de TV. "The Rockfor Files", "Hunter" e "Esquadrão Classe A" estão entre os mais famosos. Mas ele também criou algumas jóias pouco apreciadas, entre elas "Tenspeed & Brownshoe", que estrelava Ben Vereen como um vigarista e Jeff Goldblum como um detetive particular.



O Super Herói Americano acabava por misturar vários estilos diferentes, embora tenha sido indicada para um Prêmio Emmy na categoria comédia, ainda em seu primeiro ano. Parte ficção-científica, parte ação, parte comédia, "O Super Herói Americano" proporcionava uma olhadela na vida de um homem que inesperadamente recebeu enormes poderes.



O professor escolar Ralph Hinkley, recebeu um traje especial de extraterrestres, ficando imune a balas, capaz de voar e dotado de super-força - mas só quando usa o traje. Infelizmente, Hinkley (interpretado por William Katt) perdeu o manual de instruções da roupa, assim suas tentativas de usar seus poderes - especialmente o vôo - geralmente terminavam muito mal.

Ajudando Hinkley na luta contra o crime, estava um agente do FBI, Bill Maxwell (Robert Culp), e a namorada de Ralph, a advogada Pam Davidson (Connie Selleca).



A série não escapou às críticas, notavelmente da Warner Bros., dona da CD Comics, a editora do Super-Homem. Warner e DC processaram a ABC e Cannell, alegando infração de Direitos Autorais. Numa chamada promocional para a estréia de 18 de março de 1981, Katt ficava de pé em frente a um espelho admirando-se em sua roupa vermelha. "É um pássaro! É um avião! É Ralph!" A Warner e a DC perderam a batalha. A corte decidiu que Hinkley, com seus braços desengonçados em pleno vôo, era "suficientemente diferente" do imponente Super-Homem, cujos proprietários tinham usado como fundamento em sua injunção contra a exibição da série pela ABC.



Cannell abandonou a amolação da televisão pela vida de romancista. Por enquanto, ele já escreveu 10 livros. Roteiros para o cinema de dois de seus livros estão em adaptação e, além disso, duas de suas séries também estão na mira de Hollywood: "Esquadrão Classe A" e "O Super Herói Americano".



Curiosidades: 

Numa tentativa de retomar a série, foi feito um novo piloto, onde Ralph tornava pública sua identidade e repassava o traje a uma jovem. O Piloto foi intitulado "The Greatest American Heroine".



Fontes:
TV Tome - The Greatest American Hero
Greatest American Hero: TVparty


Ficha

Título Original: The Greatest American Hero
Produção: 18/03/1981~03/02/1983
Criador: Stephen J. Cannell
Episódios: 44

Elenco:
William Katt - Ralph Hinkley (Hanley)
Robert Culp - Bill Maxwell
Connie Sellecca - Pamela Davidson
Faye Grant - Rhonda Blake
June Lockhart - Sra. Davidson
Michael Paré - Tony Villicana
Branden Williams - Kevin Hinkley

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger