domingo, 11 de novembro de 2012

Ultra Seven [1967]




"Em uma base ultra secreta, em algum lugar da Terra, o Esquadrão Ultra tem por missão proteger este planeta da invasão do espaço. Construída num imenso túnel couraçado subterrâneo, a dezenas de metros abaixo da superfície, a base secreta do Esquadrão Ultra reúne os mais modernos aparelhos científicos para detectar os inimigos invisíveis e rebater ameaças do espaço. Com armas, instrumentos e aparelhos perfeitos, 300 soldados do Esquadrão Ultra estão em constante vigília, hora após hora. Os terríveis foguetes interplanetários: Alfa; Beta, com seus raios mortais; e o Super-Gama, podem se unir para formar o maior núcleo de defesa interestelar. Dan Moroboshi transforma-se, secretamente, no super-herói Ultra Sete, hoje no episódio..." (abertura brasileira)


Com o enorme sucesso da primeira série Ultra no Japão, Tsuburaya mantém a fórmula básica do primeiro Ultraman e utiliza-a no desenvolvimento de um novo projeto. Ao invés de trazer o Ultraman original de volta à Terra, para viver novas aventuras, Tsuburaya cria outro ser Ultra pertencente à mesma cultura do Ultraman. Este oficial de M-78 seria conhecido como Ultra Seven. Totalizando 49 episódios,  exibidos originalmente de 1º de outubro de 1967 a 8 de setembro de 1968, das 19:00 às 19:30 h, na rede TBS, Ultra Seven, com muita categoria, conseguiu manter a popularidade do seu antecessor Ultra na tv japonesa.

Esta série apresentava o agente 340 de M-78, que foi designado para o cargo de Observador Intergaláctico de Planetas, mapeando-os e cartografando suas órbitas. Ao concentrar seus estudos na Terra, o agente 340 testemunha um acidente quase fatal no qual, ao tentar escalar uma montanha, o alpinista Jiro Satsuma corta a corda que o pendurava ao seu amigo que também cairia para a morte certa por causa do seu peso adicional. O observador alienígena salva Jiro e fica tão impressionado com o seu sacrifício que decide copiar suas feições e usar sua imagem como modelo para sua forma humana na Terra.

Sabedor que a Terra está na mira de invasores alienígenas e criminosos interestelares, Ultra Seven decide passar um tempo por aqui. Na Terra, a Rede TDF (Força de Defesa da Terra) posicionou bases que se estendem  desde o quartel-general de Paris até operações numa estação espacial, e ainda um Centro de Ciências no Pólo Sul, uma Base no Pólo Norte, e bases importantes localizadas na América (Washington), Inglaterra (Londres), Alemanha (Berlin), União Soviética (Moscou), Austrália (Sidney), Egito (Cairo) e no Japão (Shizuoka). As operações do Japão são subdivididas entre o Esquadrão Ultra, a primeira linha das Forças de Defesa; as Forças da Polícia Militar - PM; Os Membros do Corpo de Ciência do Centro Médico; a Guarda Nacional Militar; e a tripulação da Estação Espacial V3.

Os oficiais de elite do Esquadrão Ultra são os personagens principais da série. Quando eles encontram um misterioso andarilho que se autodenomina Dan Moroboshi (Koji Moritsugu), a forma humana do Ultra Seven, suas estratégias de defesa contra a invasão alienígena e seu esforço no resgate dos reféns abduzidos pelos aliens Kool, qualificam-no, imediatamente, a trabalhar para a Ultra Patrulha. (Episódio 1 - Os Invasores, dirigido por Hajime Tsuburaya e escrito por Tetsuo Kinjo),

Em situações de grande perigo, quando os gigantescos monstros ou invasores alienígenas iniciam seus ataques arrasadores, e as forças de defesa da Terra encontram-se em desvantagem, Dan coloca o visor "Ultra Olho", para transformar-se no Utra Seven e usar seus poderes Ultra.

Graças à sua dedicação na defesa da Terra, os seis membros do Esquadrão Ultra consideram o alienígena como seu sétimo membro "fantasma": Ultra Seven.

Seven também conta com o apoio de algumas criaturas de outros mundos aliados a M-78 - conhecidas como "Cápsulas Monstro" (Capsule Kaiju). Dan mantém as criaturas na forma de cápsulas miniatura, das quais elas podem crescer até o tamanho gigante. As cápsulas são acondicionadas numa pequena caixa invólucro da qual ele pode escolher: a Criatura Robô, Windam, do Planeta Metal; a Grande Fera Búfalo, Miclas, do Planeta Buffalo; ou o Monstro Dinossauro, Agira, do Planeta Animal.

Entre os atores famosos que reaparecem em Ultra Seven destaca-se a volta de Iyoshi Ishii, que também é creditado como Sandaiyu Dokumamushi, que interpretou o impetuoso oficial Arashi da Patrulha Científica (Ultraman, 1966), desta vez na pele do oficial Shigeru Furuashi do Esquadrão Ultra.

Susumu Fujita (Major Yamaoka), Akihiko Hirata (General Yanagawa), e Kenji Sahara (General Takenaka), também fizeram aparições nesta série. Toru Narita contribuiu novamente para os designs do herói, alienígenas e monstros, e Toru Fuyuki compôs a música de fundo. A exemplo do Ultramam original, Ultra Seven teve várias versões de suas músicas tema, incluindo variações em Inglês, que acompanharam sua exibição na televisão Havaiana.

Quando Ultra Seven chegou ao fim na TV japonesa, os índices médios relatados giravam em torno de 22,3% e 28,5% e, naquela época, muitos fãs consideravam a série como a que apresentava alguns dos melhores cenários, personagens, roteiros e drama de todas as séries Ultra.

Certos episódios têm elementos notavelmente sólidos de drama humano, que vieram a caracterizar a versão japonesa do Ultra Seven. O Vidente Fugitivo (ep. 23 - Procure pelo Amanhã, escrito por Samaji Nonagase) mostra a intensidade das convicções de Kiriyama quando ele arrisca sua própria credibilidade ao acreditar nas profecias de um velho cartomante que todos consideram um lunático. Kiriyama resolve tirar um dia de folga do Esquadrão para garantir, pessoalmente, a segurança desse homem ameaçado de morte pelos aliens Shadow que planejam eliminá-lo, por temerem que sua habilidade de prever o futuro possa representar uma ameaça aos planos de sabotagem contra o Esquadrão.

Em Mamãe Sabe o Melhor (ep. 24 - Retorne Para o Norte!, dirigido por Kazuo Mitsuta), a mãe de Furuashi deseja que ele volte para casa e leve uma vida tranqüila com a família em sua região natal, Hokkaido, no norte do Japão. Mas se dedicar às Forças de Defesa da Terra, como um membro do Esquadrão Ultra é a escolha que Furuashi fez para sua vida. Sem qualquer perda do verdadeiro amor entre mãe e filho, a mãe de Furuashi vai ao quartel-general do Esquadrão, onde ela compreende a importância da Organização e o quanto seu filho é realmente importante para eles.

Outro episódio digno de menção, por causa de uma seqüência climax bem dirigida, é O Anjo Demoníaco (ep. 37 - O Roubo do Ultra Olho, dirigido por Toshitsugu Suzuki) em que a alienígena Maya - enviada do planeta  Mazaran -  rouba o Ultra Olho de Dan. Incapaz de se transformar, Seven não pode deter o enorme míssil intergaláctico que o povo de Maya enviou para destruir a Terra.

Quando o Esquadrão Ultra decodifica as transmissões que Maya está enviando aos seus superiores, eles descobrem que ela está perguntando quando ela será resgatada. Mas, ela foi considerada, aparentemente, sacrificável, mas ainda não sabe disso. Numa seqüência dramática e de humor negro, Dan encontra Maya em sua base temporária, um clube sombrio - chamado "The Purple Onion" -, decorado ao estilo da cultura do rock americano dos anos 1960.

Dan reclama o Ultra Olho comunicando-se telepaticamente com Maya e explicando-lhe, solidariamente, que "Niguém está vindo para você. Nós interceptamos esta mensagem de seus superiores." Quando ele entrega a gravação impressa, para que ela leia, a jovem fica tão atordoada que é incapaz de emitir qualquer comentário. Tudo que ela consegue fazer é olhar espantada para Dan.


O silêncio e o close em seus olhos criam um clima mais denso, mais poderoso do que qualquer diálogo, em qualquer linguagem, poderia criar através de palavras. Então, Dan mentalmente lhe conta: "Os terráqueos não são perfeitos, mas a maioria tenta fazer o bem. Fique. Viva conosco. Você pode ser feliz aqui. Não vamos trair você." Ainda em estado de choque e incapaz de emitir uma resposta, Maya simplesmente coloca o Ultra Olho em Dan, para que ele se transforme no Ultra Seven e reverta o curso de colisão do gigantesco míssil do Apocalipse.


Antes que Dan possa retornar, a garota caminha para a jukebox e faz uma seleção (J, 7) que libera uma nuvem de fumaça que envolve seu corpo, exterminando sua existência. O silêncio assustador é quebrado apenas pelo som dos repiques do relógio. No close, nós temos uma cena final que mostra a pintura de uma mão com os dizeres, em inglês, "I Love You" (ela também pode ser vista em cenas anteriores). Tudo que Dan encontra quando ele retorna é o amuleto que ela usava, apanhando-o do chão.

Após 49 episódios, a energia do Ultra Seven começa a diminuir, e ele recebe ordens de seu comandante - curiosamente, outro herói idêntico ao Ultra Seven e que nunca mais foi visto - para retornar para casa. Isso acontece justamente quando os aliens Goth atacam a Terra. (ep. 48-49, A Maior Invasão da História I & II)

Dan: - Anne, escute, eu enganei vocês. Não sou um ser humano. Eu sou Ultra Seven! Sinto muito Anne, eu não queria assustar você.
Anne: - Está tudo bem, Dan. Não me importa quem seja. Você é o Dan. Se você diz que é Ultra Seven, está tudo bem...

Dan está ferido, e revela a Anne quem ele é realmente. Anne está apaixonada por Dan, mas ele deve partir em breve, após fazer sua última tentativa de deter Pandon, o monstro enviado pelos aliens Goth. Ultra Seven finalmente derrota os invasores, e retorna para seu lar na Nebulosa M-78, embora, ele vá retornar à Terra para novas aventuras.

Dan: - Anne, escute: Logo eu vou ter que voltar pra casa... E se você ver uma estrela cadente do lado oeste, sou eu que estou indo pra casa, pra muito longe... Adeus, Anne!
Anne: - Espere, Dan! Não vá, não...
Dan: - Por favor, Anne. Eu preciso ajudar Amagi.

Soga: - Dan está indo pra casa... Ou será que é a alma dele que está voltando? Se Dan morreu, fomos nós que o matamos. Ele fez tanto por nós, por cada homem deste planeta; e nós fizemos tão pouco por ele!
Furuashi: - Soga... Ele não pode ter morrido. Ele volta pra casa vivo, sim, Dan está vivo, Ultra Seven está vivo! E tenho certeza que ele olhará por nós de lá. Talvez ele volte novamente pra trabalhar com a gente.
Anne: - Sim...


Seven retornaria em dois episódios de O Regresso de Ultraman (1971), e nas séries posteriores Ultraman Ace (1972) e Taro (1973). Em 1974, Koji Moritsugu volta ao papel de Dan Moroboshi, na série Ultraman Léo, onde Seven é derrotado pelos aliens Magma e tem sua perna quebrada. O Ultra Olho é danificado e, logo no primeiro episódio, incinera-se nas mãos de Dan, que assume o posto de comandante da equipe M.A.C. (Monster Atacking Crew). Nessa mesma série, Hideki Goh (Jiro Dan) vem à Terra para buscar o Ultra Olho para ser reenergizado em M-78 e entrega a Seven uma nova arma, o robô Sevenghar. Dan também se reencontra com Anne.

Koji Uenishi agradecimento Ultraman Zeca

Um falso Ultra Seven aparece para atormentar a vida de Ultraman Eighty (1980) e, o Ultra Seven original retorna novamente em dois especiais de 1994 e 1998. No último especial de 1999 - "Eu sou Terráqueo" -, vemos Koji Moritsugu interpetrando Dan/Seven pela última vez, já que o ator decidiu não participar mais de novas produções envolvendo o herói. Em 2002, foram produzidas novas aventuras do Ultra Seven, agora, com Kazamori como sua nova forma humana.



Curiosidades:

  1. Na versão americana de Ultra Seven, Anne teve seu nome alterado para Donna Mishibata, os outros nomes dos personagens principais foram mantidos.
  2. A versão brasileira da série ficou a cargo da Cine Castro Rio de Janeiro e São Paulo, o mesmo estúdio responsável por Fantomas.
  3. Dan/Ultra Seven foi dublado por Afonso Celso, responsável pelas vozes do Columbo, Elvis Presley, John Boy (Waltons), Aquaman - O Herói Submarino, o Líder Optimus (Transformers) e foi a terceira voz de Adam West (Batman - 1966).
  4. A Tsuburaya decidiu criar uma linhagem do Ultra Seven, apresentando o herói Ultra Seven 21 ("two one"), que supervisiona o Ultraman Neos em suas missões.
  5. Yuriko Hishimi ficou em segundo lugar na Cerimônia de Miss Tokyo 1965. Ela chegou a fazer ensaios sensuais e uma série chamada "Play Girl". Ela também escreveu alguns livros sobre a série. Em entrevista a revista brasileira Henshin, ela disse que o episódio 42 é um dos seus preferidos, por ser um dos poucos em que ela aparece sem o uniforme. A atriz usou uma peruca nos últimos capítulos, o que explica a mudança drástica em suas longas madeixas. A atriz fez uma ponta em Changeman (1986) interpretando a mãe da personagem Nana.
  6. O episódio 12, sobre vampiros espaciais - dirigido por Akio Jissoji e com roteiro de Mamoru Sasaki -, após sua exibição, foi banido da série no Japão, às vezes, nem constando em guias de episódios, devido ao nome do monstro Hibaku Seijin. Hibaku é a palavra japonesa que designa as vítimas da bomba atômica.
  7. A atriz Linda Hardisty (リンダ・ハーディスティ) que participou dos episódios 14-15, também pode ser vista no filme O Lodo Verde (The Green Slime, 1968). Infelizmente, a bela loura faleceu em 1986, aos 39 anos, vítima de uma úlcera perfurada.
  8. Koji Uenishi (上西弘次) o dublê que vestia a fantasia de Ultra Seven, também fazia as cenas de ação do herói Spectreman.

Fontes:
GRAYS, Kevin. Kaiju Fan Online: The Fantastic Worlds of Tsuburaya Television.
MIYAKE, Marc H. Tokusatsu File 5: Ultra Seven (Original Series) Version 1.0 - 25/12/1995
Ultraseven. Who is Ultraseven.
Ultraman Zeca
Side Long Glances of a Pigeon Kicker: A Tribute to Ultra Seven Actress Linda Hardisty

Ficha

Título Original: ウルトラセブン, Urutora Sebun
Produção: 01/10/1967~08/09/1968
Criação: Eiji Tsuburaya
Episódios: 49
Produtora: Tsuburaya Productions
Trilha Sonora: Toru Fuyuki
Emissoras no Brasil: Tupi e Record

Elenco:


Episódios

1 comentários:

DJ Mestre disse...

Adquiri as séries ultraseven, Ultraman e Spectreman, todas em dvd. Mas assisto em um blu-ray player 4k uhd e uma tv OLED cx. Aparecem as taxas de bits, do áudio e vídeo na tela da TV e a imagem melhora considerávelmente. São ótimas lembranças da minha infância! 🎶

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ Blog do Ranger Sombra!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger